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5 dicas de como desenvolver um site com métricas de SEO

Quando pensamos no marketing digital e nos benefícios que ele oferece...

5  dicas de como desenvolver um site com métricas de SEO

Quando pensamos no marketing digital e nos benefícios que ele oferece para uma empresa, devemos levar em consideração a possibilidade de mensurar todos os resultados, a partir de ações realizadas dentro de um site ou nas redes sociais. Conhecidas também como métricas de SEO, que trabalham com a otimização das páginas, escolha de palavras-chaves e de elementos que ajudam no ranqueamento em ferramentas de busca.

Neste artigo, você entenderá o que é o SEO, como ele pode ajudar o seu negócio no marketing digital e quais são as métricas que sua empresa pode trabalhar para conseguir mensurar os resultados, melhorar o desempenho da marca e tomar decisões de modo assertivo.

O que é SEO?

A palavra SEO vem do termo do inglês “Search Engine Optimization”, que trabalha com a otimização de diversos mecanismos voltados à busca.

Ou seja, por meio do SEO, a empresa de calandra manual para chapas, bem como de outros segmentos no mercado, pode aplicar uma série de técnicas que tem como intuito melhorar o posicionamento da página no resultados de pesquisas, dentro das plataformas e mecanismos de busca, visando alcançar mais pessoas.

Por que isso é importante para uma empresa?

Para as empresas que aplicam as estratégias de SEO, existem vários benefícios do ponto de vista de reconhecimento da marca que podemos destacar.

Quando a empresa investe em SEO, ela tem a melhora no ranqueamento do Google, por exemplo, e consegue ter maior visibilidade por parte das pessoas e do seu público-alvo.

Com isso, conforme as pessoas têm contato com a empresa de limpeza interna de tubulações, passam a se interessar pelo negócio, o que pode aumentar a possibilidade de vendas.

Além disso, o investimento em SEO permite que a empresa tenha um aumento de sua credibilidade, trazendo uma melhor experiência para o cliente e facilitando o acesso a pesquisas da empresa.

Por isso, de modo geral, podemos afirmar que o SEO agrega:

Isso deve ser feito com uma navegação amigável e dinâmica, para que os visitantes se encontrem facilmente.

  • Melhora na experiência do cliente no contato com a marca;
  • Aumento da credibilidade da marca;
  • Melhora no reconhecimento da empresa;
  • Otimização da competitividade;
  • Destaque da marca diante da concorrência;
  • Possibilita alcançar mais seguidores em suas redes sociais.

Diante desses benefícios, vale a pena saber como aplicar as técnicas de SEO, ou dos mecanismos de busca, em sua empresa.

Aplicando o SEO em sua empresa

Agora que você já sabe o que é SEO e quais benefícios ele pode trazer para sua empresa de pirômetro digital, ou de qualquer outro setor, é importante conhecer exemplos de sua aplicação.

Primeiro, existem algumas técnicas de SEO que precisam ser utilizadas nos sites e conteúdos da sua empresa para que a estratégia de marketing digital comece a trazer mais resultados de forma efetiva. Confira algumas dicas a seguir!

1. Verifique quem é seu público e escolha as palavras-chaves

O primeiro passo para definir as estratégias e o planejamento de comunicação, bem como otimizar o site/loja virtual, é verificar quais são as palavras-chaves pesquisadas pelo seu público-alvo.

Isso é determinante antes do processo de criação de um conteúdo para redes sociais ou para o site, visto que a ação que otimizará os materiais e possibilitará que essa audiência encontre sua empresa nos buscadores.

Isso porque as palavras-chaves representam o interesse e a busca dos clientes e, por isso, se elas estiverem em seu conteúdo, podem melhorar o ranqueamento em um posicionamento de pesquisa no Google.

Existem aplicativos e ferramentas que podem auxiliar sua empresa a encontrar as melhores palavras-chaves para o segmento, inclusive aquelas que mais são investigadas pelo seu público-alvo.

Por exemplo, se sua empresa realiza a venda de vários produtos para pessoas que praticam esportes ou que vão à academia, é importante identificar os produtos com maior interesse e audiência.

Nesse sentido, é possível verificar se os usuários têm interesse em pesquisar sobre “Comprar reagentes químicos”, ou mesmo se usam outros termos para realizar a busca, como “reagentes químicos em SP”.

Assim, após perceber esse comportamento, se você tiver um conteúdo com a palavra-chave, é bem provável que o cliente tenha acesso ao seu material, passando a se interessar pela empresa até o ponto de realizar uma compra.

Com isso, vale a pena investir nessas plataformas, para que seja possível obter um melhor conhecimento sobre as palavras-chaves que são preferidas dos seus clientes e de modo a atingir essa audiência com mais propriedade.

Inclusive, existe um conjunto de palavras-chaves curtas e longas que precisam ser avaliadas por sua empresa, para aumentar e segmentar o alcance, conforme o objetivo e estratégia traçados.

2. Desenvolva conteúdos que sejam relevantes para o seu público

Outra recomendação para a utilização das técnicas de SEO é a criação de conteúdos que tenham relevância para o seu público-alvo.

Por isso, conhecer quem é o cliente é essencial no momento de compreender suas preferências e vontades. Mais ainda, é preciso considerar o valor que o material agregará ao relacionamento com a marca, bem como as diretrizes das próprias plataformas.

Nesse sentido, algumas características que seu conteúdo deve ter, seja no site ou nas redes sociais, são:

  • Ser original;
  • Ser relevante para o público;
  • Conter as palavras-chaves que o usuário pesquisa;
  • Ser de fácil entendimento, ou seja, adaptado à linguagem da persona.

3. Tenha um site seguro e confiável

Como as técnicas de SEO contribuem para que seu conteúdo esteja no primeiro lugar, ou seja, tenha uma melhora no posicionamento dos motores de busca, existem outros pontos essenciais que sua empresa precisa se atentar em relação à qualidade do site para garantir o ranqueamento e a credibilidade frente aos internautas que podem conhecer a página.

Por isso, seu site precisa ser responsivo, ou seja, adaptado às diferentes telas, além de contar com um bom carregamento e com ferramentas de segurança.

Uma dica importante é realizar a mudança para HTTPS, que agrega maior confiança ao site e pode ser relevante no momento da escolha do cliente, reduzindo os riscos de golpes.

4. Invista em guest post

Outra dica de SEO é contar com uma estratégia chamada de “guest posts”, bem como realizar linkagens de valor na página, seja para outras páginas do seu site, ou para sites diferentes.

Ou seja, as estratégias consiste na inserção de links dentro do conteúdo e que conseguem direcionar o cliente para uma outra página, o que agrega valor à navegação e experiência.

Por exemplo, pense que sua empresa vende produtos para automóveis. O cliente, ao entrar em seu site e clicar em um link de interesse pode ser direcionado para um conteúdo sobre “despachante florianopolis”, falando mais sobre o item e seus diferenciais.

Com esse comportamento, o Google entende que aquele site tem mais de um link que foi relevante para o cliente e que traz valor aos internautas, tendo seu posicionamento melhorado.

Já no caso do guest post em si, é possível identificar sites que se relacionam com o seu segmento de atuação e que tem relevância nos buscadores para realizar parcerias de troca de conteúdo e/ou links, o que cria uma convergência entre as audiências e “empresta” a relevância.

Afinal, quando a página é mencionada por outro site, o google enxerga que ela é uma autoridade no assunto que aborda, melhorando o posicionamento.

5. Tenha periodicidade para publicar o conteúdo

Para as empresas que possuem sites ou redes sociais, é fundamental identificar qual será a frequência de suas postagens.

Isso é essencial para a organização de um planejamento de conteúdo, fazendo com que sua empresa consiga se organizar melhor em relação aos posts, bem como criar uma rotina clara na audiência, que passa a esperar e acessar os perfis para verificar os materiais novos.

A partir dessas dicas sobre como deve ser o conteúdo da sua empresa, para melhorar as aplicações das estratégias do SEO, vamos conferir algumas métricas que podem ser avaliadas.

As métricas de SEO

É importante que você saiba que todas as ações realizadas no ambiente digital em sua empresa precisam ser mensuradas, ou seja, é importante saber o que está dando certo ou não.

Isso ajuda na tomada de decisão, além de possibilitar que a empresa otimize e melhore suas estratégias continuamente, obtendo melhores resultados.

Por isso, listamos a seguir 5 métricas que precisam ser avaliadas por sua empresa.

  • É importante que você saiba que todas as ações realizadas no ambiente digital em sua empresa precisam ser mensuradas, ou seja, é importante saber o que está dando certo ou não.
  • Isso ajuda na tomada de decisão, além de possibilitar que a empresa otimize e melhore suas estratégias continuamente, obtendo melhores resultados.
  • Por isso, listamos a seguir 5 métricas que precisam ser avaliadas por sua empresa.

O primeiro elemento consiste em identificar quais são as palavras e o quanto essa palavra é pesquisada pelo cliente.

Por exemplo, o cliente pode pesquisar sobre “loja de presentes personalizados” ou ser mais específico sobre o local em que ele está procurando essa empresa.

Ter o entendimento sobre quais são essas palavras, conforme abordado anteriormente, mostra se a palavra-chave tem relevância ou não para ser aplicada nas estratégias.

No caso do CTR, basicamente, temos uma taxa voltada para os cliques que um determinado site ou página recebem.

Ou seja, mensura as ações que os internautas/clientes tem na página ou uma campanha. Com isso, é possível avaliar quantas pessoas acessaram o site após clicar em uma publicidade ou encontrar a página no buscador.

Já a visibilidade da página, nesse contexto, leva em conta os dados orgânicos (não patrocinados) é uma métrica que identifica qual é o número de visitas que uma página recebe a partir das palavras-chave que foram estabelecidas pela empresa.

Por exemplo, sua palavra-chave é “empresas de conservação e limpeza em bh”, termo com um bom posicionamento e que recebeu muitos cliques, levando os internautas para o site da empresa. Assim, consegue-se identificar que é uma boa palavra para inserir nos conteúdos.

O tempo de permanência em uma página também é muito importante porque contribui para demonstrar se a página conseguiu cativar o cliente, ou o tema que dispersa/desperta sua atenção.

Ou seja, o tempo de permanência em uma página representa que a empresa conseguiu cativar o cliente, seja em um processo de compra ou com a disposição de leitura de um conteúdo.

Por fim, a autoridade do seu domínio (por meio da URL) é um elemento importante a ser investigado. Esse tipo de métrica indica o quanto sua página ou site tem autoridade em relação aos outros conteúdos oferecidos, seja em uma empresa de cobrança condominial ou um escritório virtual de contabilidade.

Com isso, existe uma classificação por meio de nota de 0 a 100 que demonstra a autoridade da marca em relação à concorrência, avaliação essa proporcionada pelos próprios buscadores, podendo ser avaliada para melhorar as estratégias de marketing.

A partir dessas dicas, sua empresa não pode perder mais tempo, devendo estruturar e aplicar as técnicas de SEO para ter um melhor posicionamento da marca e de seu conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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