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A importância do chat em lojas online

Saiba que o impacto desta simples alternativa é muito maior do que você imaginava.

A importância do chat em lojas online

Atualmente, muitas pessoas optam por fazer suas compras online, pois é mais rápido, uma variedade muito maior e um processo muito mais dinâmico, pois você tem acesso a tudo isso sem sair de casa. Há pessoas que se incomodam com a figura do vendedor nas lojas físicas, e por isso preferem comprar online, mas se este precisa de um atendimento específico, seja para tirar uma dúvida, verificar a disponibilidade de algum produto, ou qualquer outra coisa, este recorre ao chat online.

O que é chat online em lojas?

As lojas online não podem ficar desguarnecidas de um atendimento ao cliente no momento em que ele precisar. Para solucionar este problema, existe o chat online, que permite o cliente ter um atendimento específico para suas necessidades no momento que está na loja. Dessa forma, o cliente nunca estará desguarnecido de um atendimento.

Por que usar chat online em sua loja?

Além de ser um amparo para o cliente, o chat online não serve só para auxiliar o cliente no que ele precisa naquele momento, mas também atrair leads para as lojas, isso faz com que a loja tenha o contato do cliente, e este contato pode ser usado para a loja avisar o cliente de produtos novos que possam estar chegando, descontos especiais, situações ocasionais, coisas que a sua loja pode fazer para fidelizar o cliente.

A presença do chat online também ajuda na satisfação do cliente com a loja, pois auxilia o cliente a sanar suas dúvidas perante àquela loja, seja pela venda de algum produto, a validação de um cadastro, pagamento de faturas, várias situações que o cliente possa vir a perguntar. Caso não houvesse o atendimento via chat, o cliente poderia estar com uma dúvida, não teria como tirá-la, e buscaria outra loja, com um marketing de conteúdo que o atraia, provavelmente seu concorrente.

Caso você tenha intenção de criar seu site ou fazer anúncios de qualidade, você pode contratar um serviço de divulgação online e outro serviço para a criação de um site responsivo (pois o site responsivo funciona em qualquer aparelho sem nenhum prejuízo), com a opção de colocar um atendimento via chat online para sua loja.

Chat online automatizado é uma alternativa?

Sim, é possível considerar o chat online automatizado como alternativa viável para o seu site por diversos fatores. O primeiro é o financeiro, pois é muito mais barato manter um programa de respostas automáticas do que uma pessoa para atender os chamados. Além disso, é muito mais confiável o atendimento automático, pois você não se surpreenderá com o que seu “funcionário” disse para algum cliente, mesmo que este esteja com uma abordagem mais ríspida, o robô não vai se alterar e falar alguma besteira para o cliente. Isso com certeza melhora a experiência do cliente quanto ao atendimento.

A disponibilidade também é um fator a ser considerado, é algo que colabora com a contratação de um serviço de respostas automatizadas ao invés de pessoas. Essa preferência se deve ao fato de que o atendimento online, além de mais barato e mais controlável, é um sistema que pode operar 24 horas por dia, sete dias por semana, tudo isso na mesma intensidade e qualidade de atendimento.

Um exemplo prático é a necessidade de um serviço de engenharia elétrica, pois problemas elétricos podem acontecer a qualquer hora do dia. Para que você veja qualquer informação sobre serviços como “análise da qualidade de energia elétrica” (feita para definir a qualidade de energia elétrica de uma instalação) entre outros vários outros serviços, é ideal que você tenha um chat que responda a qualquer hora do dia.

Se engana quem pensa que o atendimento via chat online funciona apenas quando é procurado por algum cliente, existem chats convidativos, que se apresentam aos clientes com mensagens proativas como “Boa tarde, posso lhe ajudar? ”. Esta abordagem além de facilitar o atendimento com o cliente, ajuda na avaliação do site, pois o cliente se sente satisfeito com o atendimento de forma proativa, mesmo que ele não faça uso do atendimento, o cliente fica com a sensação de que a loja tem “vontade de vender”, fazendo com que ele tenha uma simpatia pela loja.

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