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Marketing Digital: como funciona e como criar estratégias eficazes para o seu negócio

Marketing Digital

Com a revolução da internet, que ganha mais usuários a cada dia, as empresas precisaram se adequar às estratégias relacionadas ao Marketing digital.

Se antes o marketing era utilizado para atrair os clientes por meio de anúncios publicitários na televisão, rádio, em outdoors ou por meio de panfletos, nos dias atuais tornou-se indispensável estar presente nos meios digitais para captar e atrair novos clientes.

Por isso, neste artigo você aprenderá o que é o marketing digital e quais estratégias podem ser aplicadas em sua empresa para atrair, captar e melhorar o relacionamento da sua marca com o cliente. Confira!

Marketing digital: o que você precisa saber?

O Marketing passou por várias fases até chegar em um momento em que se reconheceu a importância do cliente e a necessidade de atuar nos meios digitais.

Essa atuação online pode se dar por meio de sites, pesquisas em ferramentas de buscas, blogs e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, vídeos no Youtube), além de investimentos em anúncios nessas plataformas.

Mas, por que investir no marketing feito para o ambiente digital?

De modo geral as empresas que ficam restritas ao ambiente físico correm o risco de perder clientes e deixar de promover seu negócio, visto que cada vez mais pessoas se informam e consomem por meio de ferramentas como celulares e computadores, dependendo da internet e mídias online.

Além disso, esse espaço é muito mais barato e democrático, inclusive, apesar do alto volume de empresas e informações, são poucas as empresas devidamente posicionadas.

Por isso, alguns benefícios em investir em marketing digital são:

  • Atrair novos clientes;
  • Expandir o alcance de atendimento;
  • Garantir a presença no mercado diante da concorrência;
  • Ter mais credibilidade com a marca;
  • Aumentar a visibilidade do negócio;
  • Ter melhor oportunidade de mensurar os resultados;
  • Maior interatividade com o público.
Estrategias de Marketing

Diante desses benefícios, vale a pena entender alguns conceitos que circundam o marketing digital e conceitos que são essenciais antes da criação de uma campanha direcionada a esse segmento.

Conceitos importantes

Dentro do marketing digital existem algumas estratégias e conceitos que precisam ser aplicados antes de começar uma ação efetiva no ambiente online.

Alguns conceitos que precisam ser definidos previamente são:

  • Identificar a persona e do público-alvo;
  • Conhecer o funil de vendas do seu negócio;
  • Treinar a equipe que atuará no ambiente online;
  • Planejar o conteúdo que será produzido.

No processo de identificação da persona, a empresa precisa conhecer o público, entendendo aspectos específicos como a área de atuação, idade predominante, gênero, preferências, dentre outros.

A partir disso é possível construir uma persona, que é um personagem fictício e que representa os clientes do negócio, tornando as ações de marketing mais específicas e eficazes.

Isso significa que com o conhecimento sobre o público, é possível apostar na estratégia do Marketing de Conteúdo, que consiste na criação de materiais que consideram o conhecimento prévio de quem é o cliente e suas dores para que tenha relevância e, de fato, sejam importantes para seu cliente.

Midias Digitais

O marketing de conteúdo, além de focar na produção de publicações de qualidade e diversas, no sentido de apostar em uma variedade de formatos e canais, é focado em respeitar o processo da jornada de compra do cliente e, assim, fornece soluções mais específicas conforme esse usuário evolui em um funil de vendas e precisa de dados mais técnicos para concluir a ação almejada pela marca.

Nem sempre o cliente procura sua empresa digital porque já quer fazer uma compra, por isso ele pode ser conquistado ao longo do tempo.

Em contrapartida, já existem clientes mais decididos e outros que estão a um passo de fechar o negócio. Assim é importante fazer um conteúdo específico e direcionado para cada um desses públicos, visando atraí-los e convertê-los, conforme as análises e objetivos traçados.

Para isso, é fundamental que as estratégias do marketing digital se baseiem também no Inbound Marketing.

Esse tipo de estratégia é focada na atração do cliente para o seu negócio e é essencial porque lida com os públicos de forma específica, fazendo com que os potenciais clientes alcancem e conheçam a marca em redes sociais e sites.

Lembre-se que só é possível atrair o público se sua empresa conhecê-lo e, do mesmo modo, ele só vai reconhecer e confiar na marca se uma relação for criada. É neste ponto que o Inbound e os conteúdos se fazem necessários e convergem.

A partir disso, buscar o desenvolvimento de um conteúdo que seja atrativo é fundamental para iniciar a relação.

A possibilidade de anunciar para captar

Outra possibilidade bastante interessante e que pode ser aplicada no ambiente digital é realizar anúncios.

As redes sociais, assim como o Google, representam um campo muito interessante quando o assunto é atrair visibilidade para a marca e fazer com que novas pessoas conheçam o seu negócio.

Isso representa dizer que as redes sociais e o Google podem ser utilizados para a criação de campanhas e anúncios com objetivos específicos, que variam de aumentar a visibilidade da marca, o número de seguidores de sua página ou, até mesmo, direcionar o cliente para uma página em seu site para a compra.

Redes Sociais

Um exemplo interessante é por meio do Twitter Ads, assim como do Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads, visto que possibilitam ações pontuais em cada uma dessas redes, ou de forma mais integrada, conforme o calendário e planejamento de marketing.

Ainda assim, é possível conciliar as ações pagas e as orgânicas, aumentando ainda mais o potencial de conversão e crescimento do negócio.

Diante de tantas possibilidades, vale analisar a que mais se identifica com o seu negócio e criar uma campanha específica para seu desenvolvimento.

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